Principais notícias sobre Energia Solar Fotovoltaica
O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas, normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor. Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, gerando assim eletricidade.
Os módulos solares convertem diretamente a luz do sol em energia elétrica. Cada módulo solar é formado por uma matriz de células solares de silício, associadas de forma a produzir tensão e corrente desejada. Os módulos solares geram energia em corrente contínua e sua tensão, varia de acordo com o número de células que os compõem.
A associação de diversos módulos solares em série ou em paralelo ou em série/paralelo, formam um arranjo fotovoltaico. Um sistema fotovoltaico é composto pelo arranjo fotovoltaico e demais equipamentos para seu funcionamento como por exemplo: controlador de carga, bateria, inversor, etc.
São os sistemas cuja potência gerada pelos módulos fotovoltaicos é entregue diretamente à rede elétrica.
No caso dos sistemas conectados à rede elétrica, a energia gerada através dos módulos solares, representa uma fonte de energia complementar à energia da distribuidora ao qual o usuário está conectado, são sistemas que geralmente não utilizam armazenamento de energia, pois toda energia gerada pelos módulos solares fotovoltaicos (durante o dia), é entregue à rede elétrica instantaneamente.
O Inversor é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede, ele recebe a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente contínua e converte em energia alternada, sincronizando e injetando na rede elétrica.
A energia solar fotovoltaica gerada não é destinada a uma carga específica, abastecendo toda a residência / comércio / indústria juntamente com a rede elétrica da distribuidora.
Quando a geração solar fotovoltaica é superior à demanda, o sistema devolve a energia para rede, no sentido contrário, para ser utilizada por outros consumidores, automaticamente sem intervenção e seguindo normas de segurança.
Quando a geração solar fotovoltaica é inferior à demanda, ou no período noturno, a diferença de energia é suprida automaticamente pela energia elétrica da distribuidora.
O sistema fotovoltaico conectado à rede é sincronizado com a energia elétrica da distribuidora, assim, quando falta energia da distribuidora, por questões de segurança, o sistema fotovoltaico se desliga automaticamente (sistemas tradicionais).